quarta-feira, 7 de abril de 2010

Célula Animal

Atenção alunos da 7ª série, abaixo algumas figuras de células, para ajudá-los na confecção de suas próprias células.




Conheças as estruturas das células animais

As células animais são compostas de três partes fundamentais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. A membrana plasmática é o envoltório das células.
No interior das células, existe o citoplasma, que é composto por várias estruturas vivas (organelas) e por um líquido gelatinoso chamado hialoplasma. No centro da célula, encontra-se o núcleo, que é separado do citoplasma por uma membrana, a carioteca. Nele estão o suco nuclear, o nucléolo e os cromossomos. Esses últimos possuem os genes, que determinam os caracteres hereditários.

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS:
•Complexo de Golgi: são bolsas membranosas e achatadas, que podem armazenar e transformar substâncias que chegam via retículo endoplasmático; podem também eliminar substâncias produzidas pela célula, mas que irão atuar fora dela (enzimas por exemplo). Produzem ainda os lisossomos.


Lisossomo: estrutura que apresenta enzimas digestivas capazes de digerir um grande número de produtos orgânicos. Realiza a digestão intracelular. É importante nos glóbulos brancos e de modo geral para a célula já que digere as partes desta (autofagia) que serão substituídas por outras mais novas, o que ocorre com freqüência em nossas células.
MITOCÔNDRIAS:As mitocôndrias são organelas presentes em todas as células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos variados, possuem grande mobilidade, localizando-se em sítios intracelulares onde há maior necessidade de energia, pois sua função principal é a produção de ATP.


RIBOSSOMOS:Os Ribossomos são estruturas celulares pequenas, constituídas por duas sub-unidades: uma maior e outra menor, que podem encontrar-se dispersas no citoplasma ou associados ao Retículo endoplasmático rugoso.
 


RETICULO ENDOPLASMÁTICO:O Retículo Endoplasmático é um organelo endomembranar constituído por um sistema de cisternas, vesículas e túbulos.
FUNÇÃO: Síntese de vários compostos orgânicos (lípidos e proteínas) e no transporte de proteínas e de outras substâncias, dentro da célula.










 

9 comentários:

  1. gostei muito gostaria de saber mais sou aluna do 8 ano escola adelino dantas natal rn

    ResponderExcluir
  2. Como fazer uma de massa de modelar e gelatina incolor ??/?

    ResponderExcluir
  3. por que a célula do aninal e diferente da célula do vegetal?

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pela imagen da celula animal porque eu tenho um trabalho de ciencia desse celula.
    Ariel Riveros 7º Ano b

    ResponderExcluir
  5. Estou no 7 serie (8ano), e seu blog me ajudou muito! Parabéns! bjs Beatriz

    ResponderExcluir
  6. muito bom sou aluno do 7 ano e tenho prova hoje isso me ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. por que a célula animal tem diferenças do vegetal

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito !
    Estou até estudando para as provas com esse conteúdo!
    Estudo no C.E.F 04_ceilândia-df

    ResponderExcluir

Biologia Interativa