quarta-feira, 24 de março de 2010

terça-feira, 16 de março de 2010

     A turma da 8ª série do ano de 2009, fez uma visita ao museu interativo da física, na UFPA, pra nossa sorte a equipe do minuto da universidade estava fazendo uma matéria sobre o museu, leiam a matéria  olhem só o resultado.


     A física no cotidiano: a experiência do Museu Interativo da Física na UFPA

     - Olá, vamos estudar física?
     Essa é uma pergunta a qual poucos dariam uma resposta positiva. Geralmente, quando falamos em estudar física ou outra matéria de ciências exatas, vem à tona aquela repulsa, ou mesmo um “trauma”, só de ouvirmos falar nessas matérias. Talvez porque a idéia que nos é passada seja aquela de que a física se resume a decorar fórmulas que pouco ou nada nos servirão, ou mesmo que a física só é útil a quem gosta e se dedica a estudar esse ramo do conhecimento.
     Se você é um dos que pensam assim, talvez você deva rever alguns de seus conceitos. Muito mais do que mil fórmulas que aparentemente de nada nos serão úteis, a física não se limita à monotonia das salas de aula ou a algum laboratório obscuro como esses que a gente vê nos filmes. A física está ao nosso redor, e cumpre em nossa vida um papel muito mais importante do que imaginamos.
     Por exemplo: no ar, milhões de freqüências de ondas estão circulando. Dentre elas a luz, as microondas, as ondas de rádio e de televisão. Então, quer dizer que neste momento, diversos sinais de várias estações de rádio e emissoras de TV estão circulando à sua volta, esperando apenas um apertar de botão para conseguirem um lugar no seu aparelho eletrônico, e pronto! Você está conectado ao universo das informações midiáticas!
     Agora parece simples, não? Mas aposto que se fossemos explicar esse princípio baseados apenas naquelas fórmulas mirabolantes, seria bem mais difícil de entender. Então, pensando em uma forma de como explicar esses fenômenos físicos de uma maneira divertida e sem traumas, professores e pesquisadores do curso de Bacharelado em Física realizam diversos projetos para aproximar estudantes do ensino fundamental e médio do ensino da física.
     Conhecendo o Museu Interativo da Física
     Dentre esses projetos está o Museu Interativo da Física. Criado em 2009, o Museu foi idealizado com o objetivo de explicar os principais acontecimentos da história das descobertas do mundo da física. Mas não pense que o museu é como aqueles velhos museus monótonos, que nos fazem dormir, e com aquelas etiquetas do tipo “não toque!”. Lá você aprende brincando, literalmente.
     A missão do Museu Interativo é “trazer a história do desenvolvimento da ciência para tentar tornar isso um instrumento nessa prática de popularização da ciência, no caso a física, para que ela seja vista de uma forma mais lúdica”, como afirma o professor Marcelo Lima, coordenador do Museu.

Assistam ao video

Viagem fantástica

Viagem fantástica(\ digestão)
Assistam a esse video referente a uma matéria do programa fantástico sobre o sistema digestório. Divirtam-se!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

O funcionamento do Sistema Digestório

Atenção alunos do 3º ano assistam esse video sobre a digestão humana.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Fascinantes Imagens do Corpo Humano

     Abaixo foram selecionadas algumas das maravilhosas imagens microscópicas obtidas do corpo humano. São realmente impressionantes. Grande parte delas foram obtidas através do microscópio de varredura, um tipo de microscópio eletrônico que utiliza um feixe de elétrons de alta energia que varrem a superfície de objetos capturando sua forma.
     Todas foram retiradas do banco de imagens Wellcome Images e apresentam licença Creative Commons.
     Vaso sanguíneo de um melanoma (câncer de pele)
     Na imagem é possível ver numerosas células vermelhas e três glóbulos brancos (leucócitos) dentro do vaso sangüíneo.


Osso Humano
     A imagem mostra o tecido osseo humano com suas lacunas que contém osteócitos, células ósseas originadas dos osteoblastos que são responsáveis em secretar substâncias orgânicas para a formação do osso.
     Embrião Humano
    Um embrião humano, cerca de cinco dias após fertilização. Os núcleos das células do embrião estão manchadas de roxo. O embrião foi fotografado através de um microscópio confocal, que cria imagens fluorescentes muito nítidas.


     Células cancerosas do pulmão


     Fio de Cabelo Humano


     Alveolos Pulmonares
     São estruturas ocas e delicadas encontradas pulmão que são responsáveis em fazer a troca gasosa com sangue dos capilares sanguíneos.


         Vilosidades intestinais
     As vilosidades do intestino são projeções microscópicas da superfíce que permitem aumento da área de contato com alimento facilitando a absorção de água e nutrientes.
    
     Papila Gustativa da Língua
     Papilas gustativas são responsáveis pelo reconhecimento do sabor de diferentes substâncias. São também encontradas no céu da boca e na garganta, só que em menor quantidade.


     Neurônios
     Neurônios são células altamente especializadas encontradas no sistema nervoso. São responsáveis em transmitir impulsos nervosos no corpo. Podem ser considerados a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso.

     Espermatozóides e óvulo Humano
     Espermatozóides são células reprodutivas masculinas produzidas nos testículos. Apresenta bastante mobilidade sendo capaz de nadar livremente. Nesta foto estas células estão coloridas de azul. O óvulo a célula maior, aparece em laranja.

     Hemácias
     Hemácias (ou glóbulos vermelhos) são células sanguíneas especializadas em transportar oxigênio dos pulmões até os tecidos do corpo, assim como, o dióxido de carbono liberado dos tecidos até os pulmões. A forma bicôncava e achatada aumenta a superfície de contato destas células e facilita a difusão dos gases.

Biologia Interativa